quinta-feira, 15 de março de 2012

Campeonato Paulista de HCR- São Carlos Vice Campeã


O vice-campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas conquistado pela equipe UFSCar/Prefeitura de São Carlos neste sábado (17), na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), garantiu a convocação de sete atletas para a Seleção Paulista.

Os convocados são: Claudemir Zeferino; Emerson da Silva Viveiros; Florisvaldo Tomáz da Conceição; Gênesis de Oliveira Lobo; Gilberto Donizetti da Silva; Reginaldo Leme e Tiago Moda.

Na final a equipe são-carlense acabou perdendo para a ADEACamp "A" da Unicamp em um jogo bastante equilibrado. O primeiro set terminou empatado em 0 a 0, sendo o segundo set também empatado em 1 a 1. Durante a prorrogação a equipe da UFSCar conseguiu novamente o empate em 2 a 2, mas no final a equipe de Campinas venceu por 4 a 2.

Para a coordenadora do projeto, onde esta inserida o equipe de São Carlos, a professora Mey de Abreu Van Munster, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH/UFSCar), a equipe da UFSCar/Prefeitura mostrou uma enorme evolução desde o último campeonato paulista, onde também foi conquistado o título de vice-campeã. O mesmo comenta a técnica da equipe e estudante de graduação do Departamento de Educação Física da UFSCar, Geisa Silva Cunha.

"A evolução do time é nítida e a nossa defesa foi muito consistente durante todo o jogo. Agora precisamos corrigir os erros e melhorar as finalizações para sermos campeões no próximo paulista", comentou o atleta Tiago Moda.

O bom desempenho da equipe resultou na convocação da maioria dos seus membros para jogarem pela seleção paulista que vai representar o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais a ser realizado em Brasília entre os dias 12 e 15 de novembro. "Essa convocação é o reconhecimento do nosso trabalho sério e só vem nos incentivar", comemoram os atletas.

A equipe agradece a colaboração da técnica Fernanda Gabriela Quidim, vinculada à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos (SMEL), por ter preparado o time da UFSCar/Prefeitura neste último ano. Agradecem também ao vereador Robertinho Mori o qual concedeu no ano de 2009 as cadeiras de rodas usadas pela equipe são-carlense.

As atividades da equipe vice-campeã paulista são parte do projeto de extensão "Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas a Pessoas com Deficiências", criado em agosto de 2006. A iniciativa oferece um conjunto de atividades físicas voltadas ao atendimento de pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais. A equipe de handebol adaptado treina duas vezes por semana, no Ginásio de Esportes da UFSCar. O projeto é uma parceria do DEFMH/UFSCar com a SMEL/PMSC.

A professora Mey salienta a importância do esporte adaptado para a reabilitação e ampliação dos círculos sociais dos jogadores. "A vivência do handebol em cadeira de rodas não apenas contribui para a reabilitação física dos indivíduos com sequelas de lesão medular, poliomelite e amputações, como também auxilia na manutenção das capacidades funcionais. Além disso, por se tratar de uma modalidade coletiva, é também uma oportunidade de convívio e reintegração social", explica.

A coordenadora aproveita para convidar possíveis atletas com deficiência para comporem a equipe e a sociedade são-carlense em geral para conhecerem um pouco mais a modalidade. Informações podem ser obtidas através do e-mail mey@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8774.

Nenhum comentário:

Postar um comentário